quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MÃE E MESTRA




MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA
A virgem Maria, que na anunciação do anjo recebeu o Verbo de Deus no seu coração e no seu corpo, e deu a vida ao mundo, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. É verdadeiramente mãe dos membros (de Cristo)... porque com seu amor colaborou para que na Igreja nascessem os fiéis, que são os membros daquela cabeça. Lumen Gentium 53.
Este trecho foi retirado da Constituição Dogmática sobre a Igreja - Lumen Gentium. Manifesta a grandeza de Maria na vida da Igreja e na nossa vida. Diz ainda outra bela passagem a Constituição ‘ Filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo’.
Como deixar de venerar a Mãe de Deus e nossa? Ela merece nossa veneração e nosso respeito, por isso como filhos amados nós nos aproximamos da mãe para chegar sempre mais perto do filho. Ela nos orienta a caminhar, corajosa e silenciosamente.
Dom Bosco, sempre dizia aos seus meninos e colaboradores que não há pessoa que não seja atendida em suas necessidades quando recorre a Nossa Senhora. Portanto é preciso cultivar nossa veneração a Maria, prestar-lhe nossas humildes homenagens, com coração sincero e devoto. Rezar as orações Marianas com a certeza que seremos ouvidos e nosso coração consolado.
Nosso amado pai e mestre da juventude teve desde cedo um contato filial a Maria. E a grande guinada de sua vida o acontecimento do sonho dos nove anos podemos perceber esta realidade.
Dom Bosco mesmo no relata o sonho e aqui temos um pequeno trecho:
Aos nove anos teve um sonho profético: pareceu-lhe estar no meio de uma multidão de crianças ocupadas em brincar; algumas delas, porém, proferiam blasfêmias. Joãozinho lançou-se, então, sobre os blasfemadores com socos e ponta-pés para fazê-los calar; eis, contudo, que se apresenta um Personagem dizendo-lhe: `Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com a bondade e o amor... Eu te darei a Mestra sob cuja orientação podes ser sábio, e sem a qual, qualquer sabedoria torna-se estupidez`. O Personagem era Jesus e a Mestra Maria Santíssima, sob cuja orientação se abandonou por toda a vida e a quem honrou com o título de `Auxiliadora dos Cristãos`.
Jamais em sua vida deixará de recorrer a esta mãe amorosa e auxiliadora. Toda a sua existência, seu trabalho incansável para a salvação das almas teve sempre como porto seguro a Eucaristia e a devoção a Maria Santíssima.
Desta profunda devoção filial a Maria, Ele ensinava, educava os seus filhos a buscar sempre esta confiança filial. Mostrava a eles e a toda família salesiana o quão importante e necessário a fé esta maternal devoção.
Vemos estes exemplos de entrega e confiança em muitos jovens da família salesiana e em particular em dois jovens modelos de santidade juvenil: Domingos Sávio e Miguel Magone, ambos encontraram em Maria um porto seguro, uma mãe amorosa e amável que está sempre disposta a mostrar o caminho da pureza e da caridade para um encontro com Cristo, Bom Pastor.
Vejamos os exemplos narrados pelo próprio D. Bosco em seus escritos espirituais: Eis o relato sobre Domingos Sávio: “Na tarde daquele dia 8 de dezembro; prostrou-se diante do altar de Nossa Senhora e repetiu muitas vezes estas palavras: ‘Ó Maria, dou-vos o meu coração; fazei que eu seja sempre vosso. Jesus e Maria, sede sempre meus amigos! Mas por amor de Deus, fazei-me morrer antes que me aconteça a desgraça de cometer ainda que seja um só pecado”.
A respeito de Miguel Magone temos: “ deram-lhe um dia de presente uma imagem da Santíssima Virgem Maria, na qual se achavam escritas as seguintes palavras: ‘vinde, filhos, escutai-me, eu vos ensinarei  o temor de Deus’.  Principiou a refletir seriamente sobre este convite; depois escreveu uma carta ao seu diretor espiritual na qual lhe dizia como Nossa Senhora lhe tinha feito ouvir a sua voz, convidando-o a ser bom, e ela mesma lhe queria ensinar o modo de temer a Deus, amá-lo e servi-lo” .
Que nossa devoção a Mãe de Deus cresça sempre mais e possamos ser firmes na fé, dando nosso sim a cada dia.
Maria, mãe de Deus e nossa: Rogai por nós que recorremos a vós. P. André Luiz Simões.


2 comentários:

  1. Muito lindo.. Adorei.. Sempre aprendendo com você.. Sorria Sempre.. BjOo

    ResponderExcluir
  2. Saudações caríssima, obrigado e vamos aprendendo juntos e Sorrindo sempre!

    ResponderExcluir