terça-feira, 29 de dezembro de 2009

É PRECISO REZAR SEM CESSAR - 1Ts 5, 17



É preciso rezar sem cessar (1Ts 5,17) - Relatos de um Peregrino Russo[1].

Os relatos foram publicados sem nome do autor. De acordo com o prefácio da edição de 1870, o padre Paísius, abade do mosteiro de São Miguel Arcanjo, em Kazan, teria copiado o texto de um monge russo de Athos, cujo nome ignoramos. Há indícios que fazem crer que os relatos foram redigidos por um religioso depois de suas entrevistas com o peregrino.[2]

Pela graça de Deus, sou homem e cristão; pelas ações, grande pecador; por estado, peregrino sem abrigo, da mais baixa condição, sempre vagando de deu em deu. De meu, tenho às costas uma sacola de pão seco, na minha camisa a santa Bíblia, e eis tudo.[3]

No vigésimo quarto domingo depois da Trindade, eu entrei na igreja para rezar durante o ofício; estavam lendo a Epístola do Apóstolo aos Tessalonicenses, na passagem que diz: Rezai sem cessar. Estas palavras penetraram profundamente em meu espírito e eu me perguntei como era possível rezar sem cessar quando cada um de nós tem de ocupar-se de muitos trabalhos para seu próprio sustento. Procurei na Bíblia e li com meus próprios olhos aquilo que ouvira – É preciso rezar sem cessar (1Ts 5,17), rezar em todo tempo, no Espírito (Ef 6,18), erguendo em todo lugar mãos santas (1Tm 2,8). Por mais que refletisse, não sabia o que decidir.  – O que fazer? Pensava. Onde achar alguém que possa explicar-me essas palavras? Eu irei às igrejas onde pregam homens de renome e aí talvez eu ache o que procuro.[4] 
O monge acolheu meu pedido com bondade (...) A interior e constante oração de Jesus é a invocação contínua e ininterrupta do nome de Jesus, com os lábios, com o coração e com a inteligência, no sentimento de sua presença, em todo tempo, em todo lugar, mesmo durante o sono. Essa oração se exprime pelas palavras: - Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim![5]

O que significa orar sem cessar? Como realizar isto.  Procurou diversas pessoas que o pudessem ajudar, grandes oradores, mestres espirituais, e nenhum deles conseguiu saciar sua sede.  Temos essa mesma realidade hoje em dia, por vezes falamos muitas coisas, enchemos os ouvidos das pessoas com belas e sentimentais frases, porém vazias de essência, isto é vazias de Deus.
Dom Bosco, sempre recomendava aos seus meninos e salesianos que sempre rezassem pequenas invocações, jaculatórias, e completava dizendo que era uma das breves formas de se louvar a Deus e ao mesmo tempo de se estar em sintonia com Ele.
            O Peregrino encontra um guia espiritual, um mestre, monge idoso, que lhe mostra o que significa a oração perpétua, e como ela pode ser praticada. E não é pelo discurso vazio, repleto de sentimentalismos, ou simplesmente pelas obras bem feitas e pela quantidade das mesmas. É o contrário, é de uma profunda união com Deus, e é pela oração que encontramos sentido para as boas obras e para tudo o que fazemos.
            Cito novamente Dom Bosco, que foi um homem de grandes obras, mas é justamente porque muito estava em sintonia com Deus, em oração, encontrava nessa intimidade com Deus, força e sentido para realizar grandes coisas para os meninos de sua obra. Muitas vezes costumamos dizer que o trabalho é nossa oração, mero engano quando não estamos em verdadeira união com Deus. Nosso trabalho, e toda boa obra que fazemos são nada senão estivermos em união com Deus.
            Essa inquietação deve estar presente na vida do cristão, a de estar sempre procurando esta intima relação com Deus. E a oração perpétua, a oração do coração, deve nos motivar a buscar uma íntima e profunda união com Deus e repetir sempre: Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim.
Encerro este breve comentário sobre o livro Relatos de um Peregrino Russo com uma citação de Henri Nouwen: “A oração do coração’: Assim, a oração do coração é a oração da verdade. Desmascara as muitas ilusões sobre nós mesmos e sobre Deus e nos conduz ao verdadeiro relacionamento do pecador com o Deus misericordioso. Essa verdade é o que nos dá o "descanso" do hesicasta[6]. Quando ela se abriga em nosso coração, somos menos distraídos por pensamentos mundanos e nos voltamos mais sinceramente para o Senhor de nossos corações e do universo. Assim, as palavras de Jesus: "Felizes os corações puros: eles verão a Deus" (Mt 5,8) tornam-se reais em nossa oração. As tentações e as lutas continuam até o fim de nossas vidas, mas com um coração puro ficamos tranqüilos, mesmo em meio a uma existência agitada.(...) Como nós, que não somos monges nem vivemos no deserto, praticamos a oração do coração? Como ela influencia nosso ministério cotidiano?
A resposta a essa pergunta está na formulação de uma disciplina definitiva, uma regra de oração. Há três características da oração do coração que nos ajudam a formular essa disciplina:
A oração do coração alimenta-se de orações breves e simples.
A oração do coração é incessante.
A oração do coração inclui tudo.
Alimenta-se de Orações Breves
No contexto de nossa cultura verbosa, é significativo ouvir os monges do deserto nos aconselhando a não usar palavras em excesso:
"Perguntaram ao aba Macário: 'Como se deve rezar?' O ancião respondeu: 'Não há, em absoluto, necessidade de fazer longos discursos; basta estender a mão e dizer: Senhor, como queres e como sabes, tem misericórdia. E se o conflito ficar mais ameaçador, dizer: Senhor, ajuda. Ele sabe muito bem do que precisamos e nos mostra sua misericórdia'"[7].

P.André L. Simões



[1] Relatos de um Peregrino Russo, Jean Gauvain , Paulus,11ª edição,2004 
[2] Ibidem
[3] Ibidem Primeiro relato p.13
[4] Ibidem
[5] Ibidem p.22
[6] Pode definir como um sitema espiritual de orientação essencialmente contemplativa, que consiste no aperfeiçoamento do humano na busca da união com Deus através da oração contínua.
[7] http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/espiritualidade/a_oracao_do_coracao.htm

Um comentário:

  1. Parabéns pela qualidade dos textos, André! De primeira!!
    Grande abraço e boas festas! Feliz 2010!

    ResponderExcluir